noticias861 Seja bem vindo ao nosso site Plantão365News!

Brasil

Operação na fronteira entre Brasil e Peru combate garimpo e crimes ambientais na Amazônia

Ação binacional fiscalizou mais de 300 pessoas, apreendeu dinheiro, madeira, mercúrio e equipamentos, além de inutilizar estruturas utilizadas em atividades ilegais

Publicada em 31/08/2026 às 21:02h

Plantão365News


Compartilhe
Compartilhar a noticia Operação na fronteira entre Brasil e Peru combate garimpo e crimes ambientais na Amazônia  Compartilhar a noticia Operação na fronteira entre Brasil e Peru combate garimpo e crimes ambientais na Amazônia  Compartilhar a noticia Operação na fronteira entre Brasil e Peru combate garimpo e crimes ambientais na Amazônia

Link da Notícia:
Vidraçaria Quirino- Notícias
Havila Bolos

Operação na fronteira entre Brasil e Peru combate garimpo e crimes ambientais na Amazônia
 (Foto: Divulgação/PF)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma força-tarefa envolvendo órgãos de segurança, fiscalização ambiental e proteção indígena realizou uma grande operação na região de fronteira entre o Brasil e o Peru. A Operação Pachamama ocorreu entre os dias 24 e 28 de agosto, tendo como áreas de atuação Tabatinga, no Amazonas, e Islândia, em território peruano.

A mobilização reuniu agentes da Polícia Federal, Polícia Nacional do Peru, Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Militar do Amazonas, Ibama e Funai. As equipes atuaram de forma integrada em ações terrestres, fluviais e aéreas, percorrendo uma área superior a 250 quilômetros.

Mais de 300 pessoas foram abordadas e fiscalizadas durante a operação, além de embarcações e cargas. No lado peruano, quatro serrarias também passaram por fiscalização. No local, foram encontradas 408 toras de madeira, totalizando aproximadamente 315,44 metros cúbicos, além de 30.884 pés-táblicos. Peritos da Polícia Federal recolheram amostras para verificar a origem do material.

As ações também alcançaram áreas de garimpo e regiões de desmatamento. Ao todo, foram inutilizadas oito dragas, sete motores estacionários, um barco pesqueiro, uma baleeira metálica e uma voadeira. Cerca de 2 mil litros de diesel também foram retirados de circulação.

 

Entre os materiais apreendidos estavam uma motosserra, duas espingardas, 550 gramas de mercúrio, uma draga de areia e equipamentos utilizados nas atividades fiscalizadas. Também foram recolhidas 133 toras de madeira, equivalentes a cerca de 21 metros cúbicos.

Durante as ações, os agentes ainda apreenderam R$ 560 mil em espécie e 21 aparelhos celulares novos que estavam sem documentação fiscal. O trabalho de fiscalização ambiental resultou no embargo de 126 hectares e na aplicação de mais de R$ 560 mil em multas.

A Operação Pachamama foi coordenada pelo Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI-Amazônia), com apoio da representação da Polícia Federal no Peru.

 

A iniciativa faz parte da estratégia de cooperação entre Brasil e Peru para fortalecer o combate a crimes transfronteiriços, atividades ilegais na região amazônica e infrações ambientais, além de ampliar a proteção dos territórios indígenas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres

Captcha do formulário de Comentários
Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (81) 99975-9997

Visitas: 2719094
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2026 - Plantão365News