Na manhã desta sexta-feira (23), foi realizada a etapa municipal da 15ª edição do Concurso Ler Bem, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), com apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação. O evento, que busca incentivar a leitura entre estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, avaliou aspectos como pontuação, entonação de voz e interpretação de texto.
Ao todo, 13 alunos da Rede Municipal de Ensino participaram da competição, que aconteceu em clima de entusiasmo e valorização da educação. A mesa de jurados formada por profissionais da área educacional, acompanhou atentamente o desempenho dos estudantes ao longo de três rodadas eliminatórias.
Na primeira rodada, todos os alunos se apresentaram e foram premiados com medalhas e brindes como forma de reconhecimento pela participação. Em seguida, oito estudantes avançaram para a segunda fase, e, após nova avaliação, cinco chegaram à etapa final.
A última rodada definiu os três primeiros colocados do concurso, que se destacaram pelo domínio da leitura e sensibilidade interpretativa. Após a leitura Maria Clara da Escola Intermediária João Paulo I conquistou o terceiro lugar, seguido de Joana Marcelino da Escola Capitão José Primo de Oliveira e o primeiro lugar foi para Lorena Valentina da Escola Adalgisa Gonçalves Soares da Silva. Os vencedores ganharam o prêmio de 300, 200 e 100 reais de acordo com sua colocação e agora se preparam para representar o município na próxima fase da competição, em nível regional.
Wesleyana dos Santos, mãe da primeira colocada do Concurso Ler Bem, Lorena Valentina, destacou que: “Eu estou muito feliz. O colégio que minha filha estuda é ótimo, maravilhoso, eu gosto muito do Adalgisa Gonçalves, as professoras são um amor e é através do desempenho dela, de Lorena, graças a Deus, que ela conseguiu o primeiro. Quero agradecer principalmente a Deus e seguindo as professoras também, que são ótimas. E eu estou feliz e orgulhosa dela também, tanto dela como da outra que é muito estudiosa também, todas as duas, e muito obrigada”.
De acordo com o executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação, Rubenildo Moura, o Concurso Ler Bem reafirma o compromisso das instituições envolvidas com a valorização da leitura e o incentivo ao desenvolvimento educacional dos jovens estudantes pernambucanos: “O gosto, o prazer pela leitura deve iniciar logo cedo. Então a Secretaria de Educação tem investido fortemente em ações que promovam e que fomentem o prazer que a leitura pode proporcionar, além de desenvolver a capacidade leitora da compreensão do texto, do incentivo à escrita. Esse projeto, que já está na 15ª edição, tem uma importância e significado de grande relevância, porque ele fomenta, ele apoia o desenvolvimento de tão importante iniciativa”.